Laboratório de Biologia Molecular de Plantas

O Laboratório de Biologia Molecular de Plantas está associado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Interações Planta-Praga e desenvolve pesquisas relacionadas com interações geminivirus-hospedeiro, identificação de vias de sinalização antiviral e de mecanismo de resistência transgênica. Além do escopo do INCT em Interações Planta-Praga, desenvolve pesquisas orientadas para a identificação e elucidação de vias de sinalização ativadas por estresses do retículo endoplasmático, estresse osmótico e seca. As abordagens técnicas consistem basicamente em identificação de genes de interesse na agricultura e na elucidação de mecanismos moleculares ligados às respostas de defesa contra sinais bióticos e abióticos, com o objetivo eventual de descobrir alvos moleculares para aquisição de tolerância transgênica em plantas.

Área de pesquisa: Bioinformática, Biologia Celular e Molecular de Plantas, Proteômica, Virologia Vegetal Molecular, Genômica Funcional.
O Laboratório Biologia Molecular de Plantas desenvolve um programa de pesquisa inserido na área de Biologia Celular e Molecular de Plantas com interfaces com as áreas de Virologia Vegetal Molecular, Biotecnologia Vegetal, Bioinformática, Proteômica e Genômica Funcional, focalizando nas interações moleculares entre as células vegetais e sinais bióticos e abióticos. Particularmente, os interesses técnico-científicos convergem para a elucidação de vias de sinalização em plantas ativadas por estímulos do meio ambiente ou infecção viral, concentrando-se em um conjunto de respostas moleculares a estresses fisiológicos que são originadas no retículo endoplasmático (RE) e permitem adaptação a múltiplos estresses, bem como em resposta a sinais osmóticos e de seca. No contexto de estresses bióticos, nosso programa de pesquisa explora as áreas de interações moleculares entre geminivírus e hospedeiros, vias de sinalização anti-viral, e mecanismos de resistência transgênica.

Serviços: Análises funcionais de genes de plantas (tecnologia RNAi e de hiperexpressão); Expressão hieróloga de proteínas; Perfilações proteômicas de amostras contrastantes.

Produtos / Processos: Vetores virais para silenciamento gênico.

Equipamentos: o Laboratório de Biologia Molecular de Plantas, instalado no Bioagro, compreende uma infraestrutura de Laboratórios de Pesquisa de 672 m² bem equipada para a realização de pesquisas nas áreas de genômica funcional, biologia celular e molecular de plantas e biotecnologia vegetal onde interagem três pesquisadores principais (docentes da UFV) além de 24 estudantes de graduação, pós-graduação, técnicos e pós-doutores. Além dessa infraestrutura, contamos com duas casas de vegetação, um growth chamber, uma unidade de crescimento de plantas do tipo walk-in e um laboratório de cultura de tecidos. Basicamente, os principais equipamentos disponíveis são: espectrometro de massa do tipo ion trap (1), nanoHPLC (1), FPLC (1), speed-vacs (1), sistema para electrophoresis bidimensional (1), termocicladores (5), centrífugas refrigeradas (2), ultrafreezers (4), aparelhos para fotodocumentação (1), espectrofotômetro (1), Real time PCR (1), balanças analíticas (3), sistema de purificação de água milli-RO (3) e milli-Q (3), microcentrífugas refrigeradas (4), freezers a -20C (8), vitrinas refrigeradas (2), incubadoras BOD (6), extrator de amostra (1), eletroporadores (2), incubadores mecânicos com temperatua e agitação controlados (3), capelas de fluxo laminar (3), capela de exaustão (1), sistemas completos para eletroforese de DNA e proteínas, sistema de transferência de proteínas/immunoblotings, gel dryer (1).

Equipe de pesquisadores:
Coordenador Titular: Prof.ª Elizabeth Pacheco Batista Fontes (currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9474380466558340)
Coordenador Suplente: Prof. Humberto Josué de Oliveira Ramos (currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4037452920080174)

Telefone: (31) 3899-2948 / (31) 3899-2969.

Local: Bioagro, sala 214 e INCT – Anexo ao Bioagro.

Endereço

Universidade Federal de Viçosa (UFV) Campus Viçosa
Instituto de Biotecnologia Aplicada à Agropecuária (Bioagro)
Av. Ph Rolfs, s/n – Viçosa/MG
CEP: 36570-900

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2014 - Mantido com Wordpress